Página inicial --> Português --> Quem somos

 

 

Descrição Geral do Projeto

Este projeto consiste, principalmente, em viabilizar um intercâmbio de informações às iniciativas que são desenvolvidas a nível local através das Américas. Johanne Pelletier e Francis Murchison, assim como toda uma equipe de voluntários criaram este site com o objetivo de publicar textos após encontros com grupos de base, nas quatro línguas mais faladas no continente. Este projeto visa fazer uma ligação com a enventual assinatura da Área de Livre Comércio entre as Américas (ALCA), valorizando as ações apoiadas pela sociedade civil. Visando promover um maior poder local e favorecer pontos de vista alternativos ao paradigma do desenvolvimento dominante. Esta aventura que se estendera por um período de um ano e meio será feita de bicicleta, principalmente pela Rodovia Panamericana.


Na Estrada das Américas

Face à um défice democrático no caminho da criação da Área de Livre Comércio entre as Américas (ALCA) e em resposta à uma situação crítica face a concentração dos meios de comunicação, acreditamos que é interessante dar nossa contribuição para difundir alternativas locais face ao desenvolvimento atual. Nós desejamos mostrar que esiste uma outra realidade nas Américas, e não somente aquela mostrada pela mídia "de massa", cujos propósitos são frequentemente orientados e com uma tendência sensacionalista. Essas mídias negligem o que esta em jogo atingindo a maior parte da população das Américas. E é por isso que decidímos difundir a palavra de pessoas do continente que agem para modificar sua situação e que desejam viver sobre diferentes valores que aqueles que prevalecem atualmente. Muitas redes são construídas entre grupos de mulheres, de trabalhadores, de índios e de outras organizações sociais e ambientais, em todos os paises do continente. E serão estes grupos que nós iremos encontrar. Grupos que desenvolvem meios originais para contornar um sistema de exploração em seus países e que ainda resistem face a uma exploração de recursos, os quais eles dependem. Este projeto então, utiliza a ALCA como um pano de fundo e visa apresentar a vida e a esperança que alimenta muitas pessoas no cotidiano.

Este site visa difundir, nas quatro línguas mais faladas no continente, artigos sobre grupos que agem localmente. Estes grupos que foram preveamente contactados nos acolherão e dividirão conosco suas experiências por meio de entrevistas que realizaremos em nossa passagem de bicicleta pelas diferentes cidades e vilarejos do continente. Nós também encorajaremos esses grupos a publicar seus próprios artigos, histórias, poemas ou canções no site, que traduziremos se solicitado.

Este site é o principal instrumento de difusão das informações a propósito das organizações contactadas. Aqui você encontrará artigos descrevendo os diferentes grupos, artigos fundamentais sobre as alternativas propostas por esses grupos, além dos contactos deles. Servindo como uma ferramenta na comunicação entre esses grupos afim que haja uma partilha de experiências práticas, idéias e seus meios de ações. O site é acessivel ao grande público, dando a chance de descobrir movimentos que poderão inspirar suas próprias ações e estimular a entreajuda. Um de nossos objetivos centrais é fornecer a VOZ à essas pessoas e à esses grupos, quebrando o isolamento e informando como eles vivem e agem.


Um pouco sobre nós...

Francis Murchison é estudante do segundo ano de linguística na Universidade de Concordia. Ele trabalhou como voluntário durante mais de quatro anos em organizações de apoio comunitário na Suiça, Espanha e atualmente em Montreal.

Johanne Pelletier é formada em biologia pela Universidade de Québec em Montreal (UQAM). Ela realizou um vidéo-documentário sobre os impactos da produção de camarões no Vietna junto a outros estudantes. Há dois anos, ela participa de ações Sociais (GRIP-UQÀM) e ambientais (GAPE - Grupo de Ação para a Proteção do Meio Ambiente).


Nós dois acreditamos ser importante participar em nossa comunidade e poder contribuir na difusão de informações de qualidade sobre acontecimentos sociais e ambientais. Estamos muito entusiasmados de poder encotrar essas pessoas, que em nossa opinião, são as mais apaixonantes da América. Pessoas que agem para mudar a realidade de suas comunidades.

Nós dividimos uma paixão comum pela bicicleta, o meio de transporte ecológico por excelência. E nela realizaremos esta viagem que nos fara partilhar a vida destas pessoas. A bicicleta nos permitira descobrir o mundo em um ritmo mais lento, além de nos levar em estradas e lugares pouco conhecidos. São essas estradas, comunidades e pessoas que nos entusiasmam a atravessar a Rodovia Panamericana de bicicleta. E ainda mais, isto sera um desafio esportivo que desejamos realizar há muito tempo.

 

A melhor equipe para nos ajudar

Muitos pessoas nos ajudam de forma indispensável à realização deste projeto. Nós agradecemos enormemente cada um deles. Segue o nome dos voluntários que participam ativamente ao IPACS:

Webmaster :
Mathieu Massicotte

Correção de textos em espanhol :
Anali Camargo Quintos
Jean-Philippe Lambert
Elena Murchison
Laurel Currie

Tradução de textos em português :
Danielle Celentano;

Correção de textos em francês :
Fanie Mousseau;

Correção de textos em inglês :
Anne Greer

Nós gostaríamos também de agradecer todas as pessoas que nos ajudaram de diferentes formas e que se mobilizaram à realização deste projeto. Obrigado também a todos que se implicam a manter o site ativo.